sexta-feira, 24 de julho de 2015

FACÇÕES - PIRÂMIDE SOCIAL



Elaborei este texto baseado numa pirâmide social através de um filme que assisti, porém morei numa vila de operadores em que a administração da construtora e da operadora mantinham uma classificação assim: Nível 1, 2, 3, 4, 5 e 6. 

O texto abaixo é minha imaginação: 
Estratificação baseada no filme e na minha vivência num meio assim:
1. EXPERIENTES:INTELIGENTES:  Apreciam conhecimento e lógica e justiça.. Estão em erudição: eles sabem muito sobre o que estudam e pesquisam. São os cientistas, pesquisadores e professores das unidades universitárias que também se dedicam à pesquisa, ensino e extensão à comunidade.

2. FRATERNIDADE:AMIZADE: Cultivam o amor, cultivam a terra, preocupam-se com a produção de alimentos. São amáveis e harmoniosos, sempre estão felizes, mais ainda quando a intempérie não atrapalha a produção.

3. LISURA: FRANQUEZA: Prezam honestidade e ordem. São honestos, mesmo quando não deveriam. São os que tementes a Deus, não importa a religião. Deístas ou teístas!

4. INTREPIDEZ: AUDÁCIA: São os protetores, juízes, desembargadores, e ministros, delegados, soldados, polícia. São incríveis, valentes, destemidos e livres. São os que protegem os fracos e os oprimidos! Qualidades: impolutos, honrados, probos e as que os dignificam!Todos deste grupo deveriam ter estas qualidades, mas alguns destoam!

5. ALTRUÍSMO: ABNEGAÇÃO: São altruístas, servidores públicos, abnegados. São as Amélias que são de verdade! Cuidam da saúde: enfermeiros, médicos e os ligados em área da saúde e alguns de algumas áreas.


6. VIGARISTAS: PICARETAS: Políticos de uma maneira geral e há exceções (raras)!



7. NÉSCIOS: IGNAROS: Característica de quem não possui conhecimento, capacidade, sentido ou coerência. Existe em toda classe, sendo esta classificação acrescentada à facção que o dito cujo pertence! É sujeito ignorante, estúpido, incompetente, incoerente. Já vi presidente, governador e presbítero estar nesta condição, o quê se há de fazer!

Obs 1: Em todas as facções têm elementos em que não deveriam ali estar!

O mundo é assim, e assim será e não está tão ruim que não possa piorar. Deixe acabar o petróleo e problemas se agravarem com a distribuição e qualidade da água para vocês verem!

Obs.: 2. Texto sobre uma cidade com classificação social que era diferente. Lógico, hoje está com a feição dos municípios interioranos.

Significados:
"Capital da Cultura"
"Portal do Mercosul"


Aniversário   15 de outubro
Fundação   15 de outubro de 1968 (45 anos)
Emancipação 30 de dezembro de 1991 (22 anos)
Gentílico ilhense
Lema Ilha Solteira - Fruto de nossa energia

Cidade planejada, ideada, um exemplo esboçada, planejada com estratificação na pirâmide social em seis níveis! 

Ilha Solteira é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião de Araçatuba, localizando-se a uma latitude 20º25'58" sul e a uma longitude 51º20'33" oeste, estando a uma altitude de aproximadamente 335 metros.

Tal localização, próximo ao encontro dos rios Tietê e Paraná e à divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul, é uma das mais importantes da hidrovia Tietê-Paraná, principal meio de transporte do Mercosul. Sua população estimada em 2011 era de 25.146 habitantes. Possui uma área de 659,4 km².

O município é um dos 24 que contam com campus da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". O campus UNESP de Ilha Solteira oferece 8 cursos de graduação e 8 cursos de pós-graduação, em torno da qual existe um grande centro de pesquisa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia elétrica. Tal característica contribui para o fortalecimento do município como um polo tecnológico.

Há de se ressaltar, também, que a cidade de Ilha Solteira possui o décimo melhor IDH entre os municípios paulistas.

Wikipédia

 O planejamento urbano foi estabelecido a partir de um zoneamento habitacional, baseado na existência de seis diferentes categorias funcionais e salariais da CESP, para as quais foram definidos seis tipos de habitação conforme o tamanho do lote e o tipo de residência, sendo elas descritas na Tabela abaixo: 

Tabela - Divisão de casas por nível sócio – profissional no planejamento de Ilha Solteira. 

Nível 1: Operários não especializados, ajudantes, serventes, vigias e zeladores. 

Nível 2: Profissões manuais como: carpinteiros, encanadores, bombeiros, mecânicos, feitores, pedreiros, operadores de máquinas, pintores e soldadores. 

Nível 3: Auxiliares administrativos, chefes de turma, encarregados, mestres de obra, montadores, fiscais e laboratoristas; 

Nível 4: Assistentes técnicos, auxiliares de serviço social, desenhistas, projetistas, encarregados de operação, de manutenção, inspetores de segurança, inspetores sanitários e professores de ensino primário. 

Nível 5: Técnico-administrativo, ou pessoal de cargo de chefia, agrimensores, professores de ensino técnico, professores de ensino médio, orientadores educacionais e orientadores pedagógicos. 

Nível 6: Encarregados de nível universitário, profissionais liberais como médicos, engenheiros, arquitetos, economistas, assistentes sociais e professores da UNESP.

Casas Geminadas (1 a 4) – 80% na Zona Norte.
Casas Separadas (5 e 6) – 100% na Zona Sul. 

Fonte: Companhia Energética do Estado de São Paulo – CESP, 1988 

Ilha Solteira possuía 5.144 residências, sendo 3.264 de níveis um e dois - Geminadas, 1.536 de níveis três e quatro - Geminadas e 344 de níveis cinco e seis - Separadas (REVISTA ENGENHARIA,1973). 
Haviam 3 clubes sociais e recreativos.
Clube 1 e 2: Clube Urubupungá ( CU) desprestígio até na sigla.
Clube 3 e 4: Clube SEIS (Sociedade Esportiva Ilha Solteira.
Clube 5 e 6: Clube CAIS (Clube Atlético Ilha Solteira).
Sócio de um clube poderia ser sócio do clube de nível inferior, mas o contrário, não! Isto deu dissertação e tese!

Empresas: Camargo Corrêa, Tenenge, CESP, Reago e outras.

Foz do Iguaçu, 24/07/2015
Publicado no www.nelmite.blogspot.com em 24/07/2015
Publicado no Recanto das Letras em 24/07/2015
http://www.recantodasletras.com.br/autores/noslen ariexiet
Outros autores também no Recanto com outros textos:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/nelmite
http://www.recantodasletras.com.br/autores/gurosyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário